Falando sobre pele
Diversidade e o respeito às escolhas
Hoje fala-se muito sobre a diversidade e no respeito às escolhas de cada um, reconhecendo a individualidade.
Na medicina não poderia ser diferente; principalmente na área dermatológica.
A humanidade é formada por indivíduos. Todos temos uma parcela da herança genética do nosso pai e uma parcela vinda da mãe. Esta combinação nos dá características únicas, com um código genético (DNA) único, responsável por controlar os processos biológicos, bioquímicos e metabolismo de todas as células do nosso corpo.
Além da herança genética, existem os fatores extrínsecos, como exposição solar, hábitos alimentares, estresse da vida moderna, poluição etc., e os fatores intrínsecos, como idade, as variações hormonais (menopausa, andropausa…), nível de açúcar no sangue, ciclos de sono (ciclo circadiano), como exemplos de fatores que estamos expostos e relacionados aos hábitos e atitudes de cada pessoa no dia a dia.
As infinitas combinações de todos estes fatores, faz com que a pele de cada indivíduo tenha as suas próprias necessidades e que sejam avaliadas por um profissional da saúde qualificado, para a orientação correta dos cuidados no dia a dia. Não existe uma única solução capaz de atender às necessidades de todos os indivíduos. Manter a pele em bom estado de saúde é um dos principais quesitos para alcançar o melhor da sua beleza individual.
As pesquisas não param de evoluir e a medicina também, no sentido de possibilitar tratamentos totalmente personalizados, baseados em uma análise holística de cada paciente, permitindo a adoção de protocolos únicos e dirigidos às necessidades de cada um.
O nosso tema central é falar sobre a pele. Se você tem interesse por este assunto, siga as nossas postagens.
#medicinaestetica #pesquisas #diversidade #pele #cuidadoscomapele #medicina