O processo de envelhecimento da pele
O envelhecimento da pele é um processo que ocorre paralelamente aos outros órgãos do nosso corpo e depende do tempo. Mas, por estar exposta a fatores extrínsecos e intrínsecos, envelhece mais rapidamente.
Muitos fatores externos ao indivíduo, independentemente da idade ou fatores genéticos, comprovadamente afetam os processos metabólicos na pele conduzindo a manifestações clínicas perceptíveis do envelhecimento.
Fisiologicamente, o envelhecimento está associado ao fato da estrutura da pele perder tecido fibroso, ter redução na taxa de renovação celular e diminuição da rede vascular e glandular, além da função barreira, que é responsável pela manutenção da hidratação e impedir que agentes externos entrem no nosso organismo, também ser afetada.
Fatores intrínsecos relacionados ao envelhecimento cutâneo
O envelhecimento afetado pelos fatores intrínsecos acontece com o passar do tempo e são determinados por fatores genéticos, variação hormonal além de reações metabólicas, entre elas, o estresse oxidativo. Também está incluído o efeito da gravidade ao longo do tempo, que promove o aparecimento de rugas e alterações no contorno da face. São fatores que não estão sob nosso controle.
A pele é o espelho da alma e reflete o estado da nossa saúde interior.
Entre os fatores intrínsecos mais importantes estão:
Genética
Com o tempo, danos no DNA devido ao efeito da radiação UV, ação de toxinas e deterioração devido a idade, fazem com que as células percam sua capacidade de replicar, afetando o metabolismo e promovendo o aparecimento dos sinais do envelhecimento.
Hormônios
O estrogênio e testosterona, que são hormônios sexuais, além do hormônio do crescimento, devem estar em equilíbrio. O desequilíbrio promove a deterioração da pele. Principalmente nas mulheres durante a menopausa, a variação nos níveis de estrogênio é responsável por mudanças cutâneas importantes.
Estresse oxidativo
Interfere no ciclo de renovação celular, promove danos no DNA além da liberação de mediadores pró-inflamatórios. Desta forma, desencadeiam reações inflamatórias que levam a deterioração estrutural do tecido cutâneo.
Nível de açúcar no sangue
Altos níveis de açúcar no sangue de forma crônica, provocam o processo chamado de Glicação. A exposição crônica a altos níveis de açúcar decorrentes dos hábitos alimentares ou mesmo no caso de diabetes, com a glicação, levam ao estresse oxidativo e ao envelhecimento precoce da pele.
Fatores extrínsecos relacionados ao envelhecimento da pele
São os fatores que estão diretamente relacionados ao nosso estilo de vida, nossos hábitos e atitudes. São decorrentes dos efeitos provocados pela radiação solar, tipo de alimentação, nível de estresse físico e fisiológico, além é claro, do tipo e quantidade de toxinas que entramos em contato. Portanto, estilo de vida mais ou menos saudável, afeta diretamente o processo de envelhecimento da pele e, de certa forma, esta sob nosso controle.
Mas a vida moderna nem sempre nos dá a chance de controlarmos todos estes fatores.
Os fatores extrínsecos mais importantes são:
Radiação solar
A exposição à radiação solar promove o que chamamos de fotoenvelhecimento. Promove a formação de radicais livres além de deixar a pele áspera, seca e manchada. Também pode desencadear doenças de pele.
Pela sua ação no processo de pigmentação, provoca o aparecimento de manchas, pintas e sardas.
Tabaco
O calor da brasa e principalmente o contato com a fumaça aceleram o envelhecimento e redução da elasticidade da pele, reduz o fluxo sanguíneo dificultando a oxigenação do tecido cutâneo. Nos fumantes, a coloração amarelada e rugas ao redor da boca são muito comuns.
Álcool
O consumo de vinho tinto com bastante moderação, por ser rico em flavonoides e resveratrol, tem ação antirradicais livres; mas de forma geral, o consumo de álcool altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres que promovem o envelhecimento precoce.
Movimentos musculares
Os movimentos musculares repetitivos provocam o surgimento das linhas de expressão, principalmente na região dos olhos e testa. Com o passar do tempo, e somando a ação de outros fatores que levam a desorganização da estrutura extracelular no tecido cutâneo, as rugas vão se tornando mais evidentes e profundas.
Radicais livres
Dentro das células ocorre a formação dos radicais livres como consequência da exposição aos raios solares, poluição, estresse, hábito de fumar, etc. Estes radicais provocam o estresse oxidativo levando ao desequilíbrio entre colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele levando ao fotoenvelhecimento precoce.
Bronzeamento artificial
A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que pode causar o envelhecimento precoce da pele, com o aparecimento de rugas e manchas, além da alta probabilidade de formação de câncer da pele. A realização deste procedimento por motivações estéticas é proibida no Brasil desde 2009.
Hábitos alimentares
Assim como o excesso de açúcar proveniente da alimentação, a falta de alguns elementos essenciais, como aminoácidos e vitaminas entre outros, levam ao envelhecimento precoce da pele. Nossos hábitos alimentares baseados em uma dieta balanceada ajudam a manter a nossa pele saudável.
Estresse da vida moderna
A vida moderna, com a avalanche de informações que buscamos todos os dias, a exposição à luz artificial e luz azul dos computadores e celulares, a poluição das grandes cidades, a irregularidade nos horários e tempo contínuo de sono, afetam o metabolismo celular e consequentemente aceleram o processo de envelhecimento da pele.
Os fatores intrínsecos, com grande influência da herança genética, somado aos fatores extrínsecos que cada um de nós nos submetemos, deixam bem claro que o processo de envelhecimento é totalmente diferente de uma pessoa para outra, sendo então os produtos verdadeiramente personalizados, a melhor opção para prevenir, controlar e tratar os sinais do envelhecimento precoce da pele.
A forma como nos apresentamos e a nossa energia e vitalidade expressada através da pele, influenciam diretamente na nossa identidade e são as bases preliminares para a construção da representação de quem somos nas pessoas que nos relacionamos.
As suas necessidades mudam, o melhor produto para você também!